Quando um novo site é lançado, é importante aproveitar o entusiasmo e compartilhá-lo com seus amigos, familiares e redes profissionais. Eu tento expressar a importância de divulgar a novidade e algumas maneiras de fazê-lo assim que o site estiver online.

1. Espalhe a novidade!

Quando o seu site é atualizado, a coisa mais importante a fazer é mandar o tráfego para ele. Isso ajudará o Google indexar mais rápido e irá melhorar seu rankings de SEO imediatamente. Aqui estão algumas maneiras de considerar a divulgação:

  • Campanhas de e-mail – se você tiver uma lista de e-mail, certifique-se de que eles saibam que o novo site foi lançado e ainda mais importante, como isso pode ajudar seus negócios ou agregar valor a eles. Recomendo o SendInBlue ou MailerLite.
  • Mídia social – use sua rede de amigos, familiares ou colegas de trabalho do Facebook para divulgar a notícia. Você ficaria surpreso ao ver até que ponto um post pode ir quando é compartilhado e curtido. Além disso, se você usar o Linkedin, Instagram ou outras mídias sociais, compartilhe!
  • Boca a Boca – o boca a boca ainda é uma referência poderosa. Se você está tão animado quanto eu quando o seu site lançado, conte aos que estão à sua volta! Obtenha a opinião e veja o que eles pensam sobre sua nova presença online. Esse é um feedback valioso que pode ser útil ao considerar mudanças e adições ao site avançando.

2. Peça comentários!

A maioria das empresas atualmente compreende a importância das avaliações online; seja o Google Reviews, Facebook, Tripadvisor, Yelp, etc. Mas a maioria não tem certeza de como fazer para obtê-los ou em que qual eles devem se concentrar.

As avaliações on-line são mais importantes do que nunca. Particularmente para empresas que estão sendo pesquisadas e encontradas on-line, um usuário examinará as avaliações quase que imediatamente. Existem muitas maneiras e plataformas diferentes para obter as avaliações, mas aqui estão algumas que recomendamos:

  • Google Review – É altamente recomendado porque as revisões do Google geralmente são o que aparecerá quando alguém encontrar seu site com uma pesquisa online. Você pode usar o Google meu Negócio, então solicite aos clientes um Comentário, você ainda pode enviar um link direto para sua página de comentários usando esse site para gerar um link direto. É fácil de fazer, mas me peça ajuda que eu gero o link para você.
  • Comentários do Facebook – Comentários do FB também são excelentes. Não tenha medo de pedir aos seus clientes que deixem um comentário na sua página do Facebook e peça que compartilhem. Ou obtenha sua permissão para compartilhá-lo.
  • Depoimentos no seu próprio site – após o seu site estar no ar, recomendo reunir o máximo de depoimentos possível para publicar nele. Você pode reunir 5-10 avaliações boas e personalizadas (geralmente por whatsapp ou e-mail ou até mesmo usar as do google ou Facebook), podemos eventualmente configurar uma página de depoimentos. Os usuários geralmente procurarão comentários no site, bem como em outros pontos de venda antes de fazer uma compra, contratar seus serviços ou entrar em contato.

3. Mantenha as coisas novas e atualizadas!

Depois que seu site estiver online há algum tempo, recomendo fazer algumas coisas para mantê-lo sempre atualizado. Aqui estão algumas sugestões:

  • Alterar imagens – recomendamos alterar as principais imagens 1 a 3 vezes por ano. Se o seu site tiver uma imagem principal quando você abrir a primeira página, é importante manter isso sempre como uma novidade. Para o usuário, parece que você está tomando o tempo para atualizar seu site e, portanto, torná-lo mais valioso para eles.
  • Cores / Layout – se seu site estiver rodando por mais de um ano ou mais, é altamente recomendado que você faça algo para apimentar isso. Podemos fazer algumas mudanças estéticas nas cores, nos botões ou na barra de menus, ou mesmo apenas ajustando ou adicionando alguns novos gráficos / imagens. Manter seu site novo é uma ótima maneira de manter as pessoas voltando.
  • Mantenha sua informação atualizada – se informações, funcionários, horas ou serviços mudarem para sua empresa, certifique-se de mudar o site também! Não há nada pior do que ter informações erradas em um site. Ou tenha uma imagem de membro da equipe na página que não trabalha mais. Mantenha seu site atualizado e simplificado para sua empresa.

4. Crie o conteúdo do site!

A maioria dos meus clientes quer que seu site apareça no topo das buscas do Google e que sua presença online domine seus concorrentes. A maioria não tem idéia do que é preciso para conseguir isso e precisa ser educada sobre as formas realistas de construir seu SEO efetivamente. Aqui é o que eu recomendo aos meus clientes:

Um site é visto pelo google como sendo “vivo” ou “morto”. Um site “vivo” está direcionando o tráfego, obtendo usuários novos e existentes, sendo atualizado, publicando novos blogs e conteúdo. Se o seu site está “morto” – ele não está sendo gerenciado, atualizado ou cuidado – isso pode impactar seu ranking de SEO dramaticamente. Aqui estão algumas opções sobre como criar o conteúdo do seu site:

  • Blog – Blogueiro(a) soa um pouco sobrevalorizado e inútil para muitas pessoas e entendo, mas os fatos são os fatos – sites com blogs geralmente dirigem 30-40% de tráfego para seus sites do que seus concorrentes. O Google, muitas vezes, pega as postagens do blog antes de pegar as principais páginas do site. Se você pode contribuir com um conteúdo bom e duradouro bem pensado e valioso para seus clientes, você dirigirá mais tráfego. Não tenha medo de usar as mídias sociais e usar sua rede para divulgar suas postagens. Se não tiver tempo, posso ajudar a manter um blog com novas postagens, aumentar o seu tráfego e presença online, enquanto você toca o seu negócio.
  • Novas Páginas – geralmente é uma boa prática não só atualizar suas imagens e gráficos, mas também seu conteúdo! Se você tiver mais serviços para adicionar ao seu site, faça isso! Google AMA ver que um site está sendo construído. Você também pode repetir as etapas acima, reposicionando seu site para suas mídias sociais e dizendo que você atualizou imagens, conteúdo, nova postagem no blog, etc.
  • Conteúdo atualizado – se as coisas em seu ramo mudarem ou seus serviços mudarem, não se esqueça de atualizar seu site. Mesmo ajustando o conteúdo por algumas palavras, pode mostrar ao Google que seu site está sendo trabalhado e novamente … “vivo”.

5. Proteja seu site!

Mais de 50% de todo o tráfego da web atualmente é spammers, bots, malwares e hackers.

Se você ainda não tem um plano de manutenção, recomendo você fazer isso agora. Você pode descobrir mais sobre os planos disponíveis aqui. 

O fato é que muitos sites estão sendo pirateados hoje em dia, e na maior parte do tempo sem nenhuma razão e por mais de um hacker, a milhares de quilômetros, que está se esforçando para encontrar uma maneira de entrar ou um robô que passou por um firewall de empresas de hospedagem, etc.

Se seu site não está protegido e com backup, é só uma questão de tempo antes de haver uma violação. Nos planos que ofereço, você (e eu) dormimos melhor à noite sabendo que seu site está protegido.

Ubiratan Passos

Consultor em Tecnologia

Apaixonado por tecnologia e intusiasta em fotografia. Adoro ficar testando ferramentas e aplicativos, dando soluções e sugerindo melhores formas de fazer as coisas.